Você está aqui : PAGINA INICIAL / CANOA QUEBRADA / ARTE E CULTURA / Artesãos
Artesãos de Canoa Quebrada
Os artesãos de Canoa subiram uma forte influência dos hippies nas décadas de sessenta e setenta, e ainda hoje tentam de desenvolver e aprimorar diferentes técnicas para criar produtos diferenciados, sempre lembrando suas origens.

Máscara espelhada
Claudia Regina de Almeida
Canoa Quebrada possui uma grande fonte de artesanato vinda da enorme influência hippies nas décadas de sessenta e setenta, praticamente foi instituída a cultura artesã por toda praia e região naturalmente e mantendo-se como um meio importante na vida cultural ligada até hoje por várias gerações. O primeiro artesão foi o nativo da terra Chico Elisiário, escultor de miniaturas, seus brincos feitos de tartarugas tornaram-se tão famosos que ainda hoje são adaptados pelos novos artesãos. Ele também foi o verdadeiro criador do símbolo mais famoso da praia de Canoa Quebrada: uma meia Lua e uma Estrela.
Atualmente artesãos de todas as partes do país e do estrangeiro criam constantemente um cinturão na Broadway de Canoa assim como na praia alguns produtos são expostos, tais como : berimbaus, trabalhos em prata, anéis, colares, bolsas, pedras preciosas trabalhadas, pintura em azulejo, cortinas, luminárias, trabalhadas, produtos naturais, famosos anéis de prata com a lua e estrela, artefatos em couro. Já a geração das labirinteiras de Canoa Quebrada foram se distanciando de seu público alvo devido ao consumo de massa dos últimos anos e a busca é atualmente marcada pelos produtos do chamado INDUSTRIANATO;
“Mas ainda há quem se interesse pelos produtos exóticos locais”

O souvenir típico
de Canoa Quebrada
A arte das garrafinhas coloridas dão ainda um destaque especial à memória e à cultura da região de Canoa Quebrada, no passado eram feitas com as camadas de areias coloridas naturais das falésias criadas por uma dotada família de artesãos de Majorlândia. A areia é extraída diretamente das falésias e em seguida coloridas artificialmente para fazer os desenhos dentro das garrafas de vidro.
Preço indicativo entre: R$ 5 a R$ 450. |