<empty> <empty>
Simbolo de Canoa Quebrada - Ceará - Brasil
 
| in English |

Você está aqui : CANOA QUEBRADA / MEMÓRIA / Símbolo

Símbolo de Canoa Quebrada

A verdadeira história do símbolo, conta que Maria de Fátima Freire da Silva levou um casal vindo do Paquistão até a casa do Chico Eliziário...que esculpiu uma meia lua e estrela num casco da tartaruga.

Maria de Fátima - Canoa Quebrada
Dona Rosa e sua filha Maria de Fátima

Naquela época, a bela praia de Canoa Quebrada oferecia muita liberdade. Os nativos e modadores sempre foram muito hospitaleiros, havia muita harmonia com a natureza local, paz e tranquilidade, e também grandes manifestações animadas. O cometa de Harley apareceu em 1986 e naquele tempo convivíamos com a guerra fria, em Canoa existia muita magia e encanto. Maria de Fátima Freire da Silva recebeu um casal vindo do Paquistão e os levou até a casa do artesão e escultor Chico Eliziário, que naquele tempo pacientemente elaborava peças artesanais em casco de tartaruga (ainda não era proibido) e chifre de boi, pois s visitantes queriam uma pequena lembrança de Canoa. O paquistanês desenhou uma meia lua e estrela que posteriormente foi esculpida no casco da tartaruga, e após o marido ofereceu a sua esposa. Logo após a realização daquele trabalho primoroso, o Senhor Chico Eliziário ficou sensibilizado e achou que aquele seria o símbolo apropriado para Canoa Quebrada.

Os turistas começavam a pedir colares e depois anéis da Lua e Estrela e também camisetas pintadas e bordadas com labirinto !!!

Leia mais sobre o artesão Chico Eliziário.

Canoa Quebrada já recebia turistas entre eles: hippies, curiosos e aventureiros de várias países do mundo. As pessoas queriam ver a lua e a estrela no céu de Canoa, que na época era realmente um verdadeiro observatório espetacular. Não havia energia elétrica e foi assim que a meia LUA e ESTRELA se consolidou em desenhos, colares, bordados e brincos e entre outros produtos. Ficou mais ou menos estabelecido pela maioria na época entre pescadores e turistas que o desenho da lua e estrela seria sempre em vermelho e branco, sempre alternando; e o vermelho simbolizando as falésias.

...Pintada de branco a Lua e a Estrela rapidamente se espalhou pelos quatros cantos do mundo como símbolo da Lua e Estrela...

Maria de Fátima trabalhou na ENCETUR-Fortaleza entre 1973 e 1974, enviou muitos folhetos e cartas para Europa. Seis meses depois o canal francês ANTENNE 2 veio a sua procura. Filmaram muito, inclusive muitas cenas de pesca, cujo os jangandeiros eram seus próprios tios. Após a exibição desses filmes na Europa o impacto das imagens foram o suficiente para atrair grandes números de turistas para Canoa Quebrada.

Maria de Fátima é filha de Dona Rosa e Zé de Cum, ela embarcou para a Europa com o cineasta francês que era viúvo e veio na equipe de filmagem na época para Canoa Quebrada. Maria de Fátima atualmente vive em Sidney na Austrália desde 1989. Viveu alguns anos na França, ainda solteira e com duas filhas, é peça chave no relato sobre a verdadeira história da meia LUA e ESTRELA.

"Vale lembrar que coincidência ou não, o símbolo de Canoa faz parte das bandeiras de paises do Oriente"

Menu

CANOENSES ILUSTRES

Veja também:

Edição Historia: Dragão do Mar

Apoio e Parceiro:

Juracy Montenegro