Você está aqui : PAGINA INICIAL / CANOA QUEBRADA / ATRAÇÕES / APA - Área de Proteção Ambiental
APA de Canoa Quebrada
A região é protegida por leis federais, e a sua reserva compreende uma área de cerca de 7 mil hectares.
ÁREA: 7 mil hectares
CRIAÇÃO: Lei N° 40/98 de 20 de março de 1998
ECOSSISTEMA: Costeiro
LOCALIZAÇÃO: Situa-se a 12 km de Aracati (Seu município).
A extensão da APA de Canoa Quebrada vai desde o Porto Canoa no limite leste à foz do Rio Jaguaribe mais a norte, em uma área de cerca 7.000 ha. Depois tantas discussões, em 1998 foi oficialmente criada a APA de Canoa Quebrada através do Poder Público Municipal, para regular a exploração e ocupação da região. Dentro da APA estão incluídas as localidades de Cumbe, Canavieira e Beirada, como também as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. A Vila dos Estevão, situada ao leste do núcleo principal de Canoa Quebrada, também é considerada como Área de Relevante Interesse Ecológico, o que garante, além do cuidado com o Meio Ambiente, a preservação da 'unidade social da comunidade', habitada basicamente por pescadores.
O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA DE CANOA QUEBRADA
Entre as proibições previstas por LEI na APA de Canoa Quebrada, não pode-se construir rodovias, projetos de loteamentos ou empreendimentos turísticos (Canoa Quebrada, infelizmente, passou e passa ainda hoje grandes problemas de especulação imobiliária), estrada de recursos minerais, captura de crustáceos, conchas, bivalves, e enfim o uso de agrotóxicos.
A Area de Proteção Ambiental faz de Canoa Quebrada e sua região um grande tesouro que todos nós devemos cuidar de maneira a conseguir a sustentabilidade.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DA APA
"Não jogue latas de cerveja na Broadway ou lixo na praia, proteja sempre o mar, deixe a areia branca"
|