Você está aqui : PÁGINA INICIAL / CANOA QUEBRADA / MEMÓRIA / Personagens
Os personagens de Canoa Quebrada
Os personagens locais que estão na consolidada lápide: dentro dos corações moldados na memória do povo e por todos os que tiveram o privilégio de conhecê-los ao vivo e à cores.
É possível citar alguns desses personagens memoráveis: o poeta (Zé Melancia), Chico Preto, Sr. Adolfo (primeira padaria de Canoa, tapioca com coco e café da manhã) Zé das Gatinhas, Niciano (artista das cores e da composição), Zé das gatinhas (personagem símbolo da coleta do lixo). Há também um personagem muito querido por todos, o NATAN para os íntimos ou simplesmente...
...Natanael Pereira atualmente é nome de uma importante rua da praia de Canoa Quebrada.
Um personagem carismático, amistoso, comunicativo, brincalhão, cantador, inteligente e envolvente, filho natural de Canoa percorreu vários estados do país vendendo enciclopédias e livros, talvez o mais culto entre os nativos possuía um vocabulário invejável. Os principais personagens vindo de outros países são eles: O francês croi-croi casou-se com uma aracatiense, um personagem carismático e muito engraçado, também quase louco, trouxe para Canoa Quebrada a verdadeira mini-padaria com "croissants". Um outro personagem foi Philipão, criou grife, parecia um verdadeiro pirata. Destacou-se por sua audácia e criou o primeiro restaurante francês de bom gosto, quando ainda não havia energia elétrica !!!
A paraibana Marcela, atraente e muito comunicativa foi garçonete do Bar Todo Mundo durante longos anos, posou para revistas européias famosas. Entre os personagens mais reluzentes de Canoa Quebrada estão a GRETE e o ASTRAL, ambos tiveram seu período marcante nos anos 80 e 90. A famosa Grete foi um dos principais personagens alegóricos e complexos já visto em Canoa Quebrada e que causou o maior impacto na vila de pescadores e entre os turistas, seu perfil era bem exótico : baixa estatura, negra com musculatura robusta, homossexual assumida, sem os seis dentes frontais superiores, alegre, sorridente, dançarina em todas as ocasiões e agitava todos os locais por onde passava. Chegou em Canoa a bordo de um circo "Mambembe" e para sobreviver fazia serviços domésticos.
O PERSONAGEM ASTRAL talvez seja um dos poucos ainda em vida, o maior ator da praia, jamais se viu uma figura que representasse 24 por dia e sempre com muito bom humor, que aliás era sempre sua marca registrada. Trazia sempre um turbante indiano sobre a cabeça e um falso rubí o qual dizia ser verdadeiro.
"O "MITÔMANO ASTRAL", um mero contador de histórias mirabolantes, misturava naturalmente o real e a ficção à luz do dia"
Cavalgava pelas dunas das lagoas e do pôr-do-sol com sua mula branca, dizia ser seu cavalo árabe puro sangue. Era um artesão muito criativo e também era estilista fabricava suas próprias roupas, foulards, xales, belíssimas bolsas, bolsas com quengas de coco, biquínis etc... Dormia com seu cavalo árabe e turistas em sua casa batizada : O CASTELO DO ASTRAL, mundialmente conhecida. |