Você está aqui : PAGINA INICIAL / CANOA QUEBRADA / ARTE E CULTURA / Artistas
Canoa Quebrada - Artistas
Canoa Quebrada é o berço de vários artistas cujo a maioria desses vivem em pleno anonimato, longe das mídias.
Artistas muito talentosos em grande parte resistindo ou adaptando-se ao novos tempos às novas formas e expressões de arte. O auge desse período verdadeiramente artístico-cultural efervescente aconteceu durante a década de oitenta e meados da década de noventa quando artistas aqui viveram numa época mágica de Canoa Quebrada aproveitando toda beleza e pureza da região como principal fonte inspiradora, fora da atual modernidade.
Canoa Quebrada abrigou poetas que vendiam seus poemas em varais nas barracas ou em forma de cartões postais, músicos de vários estilos e influências, violeiros, repentistas, estilistas famosos, escultores e artistas plásticos. Artistas dos mais diferentes quilates interagiam diretamente com a vida primitiva local na época ainda sem energia elétrica e água encanada, provocando um enorme estímulo sobretudo nas gerações mais jovens, influenciando-os. Com a chegada da televisão e das pessoas "normais", apesar do crescimento acelerado e desenfreado sem estratégia turística, o impacto artístico-cultural local diminuiu radicalmente.
"Lembrando que infelizmente a televisão chegou em Canoa Quebrada antes da educação escolar"
Foram esses artistas que realmente tiveram também um papel fundamental na formação sócio-cultural, difundindo a arte e influenciando os novos artistas locais. Desde a virada do milênio foi criada uma fundação que já produziu muitos artistas de circo locais que estão em formação são eles: malabaristas, trapezistas, percussionistas, contorcionistas, mímicos, pequenos talentosos atores de teatro.
A praia de Canoa Quebrada é hoje um importante celeiro artístico ainda para se redescobrir, necessita urgente do empenho e melhores gestores regionais com olhar clínico para entender o determinante e importante papel sócio-econômico e cultural da região.
texto: Juracy Montenegro |